segunda-feira, 18 de agosto de 2008


BATMAN - CAVALEIRO DAS TREVAS


Finalmente consegui assistir ao tão comentado BATMAN - CAVALEIRO DAS TREVAS...
e posso dizer todas as espectativas foram superadas.
O filme é realmente incrìvel, a atuaçao de Heath Leadger (CORINGA) é fantástica, e a mensagem do filme, essa quebra de conceito maniqueista, do bem e do mal agindo sempre separadamente, o filme trabalha essa idéia de que ambos lados podem estar juntos.
Isso fica claro com as manipulações do coringa levando o mocinho, que tem objetivos de limpar a cidade das garras dos mafiosos, a se tornar uma pessoa completamente contrária de seu caráter por conta da sua revolta pela perda do grande amor de sua vida(Rachel).
E a ligaçao dessa atitude, tanto com o fato do antigo apelido que o mesmo recebeu ao entrar na agencia de investigações, e a maneira que seu rosto foi atingido em consequência da grande explosão onde Rachel morreu, retratando de forma física o caráter de "DUAS CARAS" que foi assumido pelo personagem ao decorrer do filme.
Porém, a maneira em que o CORINGA agia, com a intençao de manipular as pessoas, assim como em uma das cenas finais em que são entregues 2 detonadores, um para cada tripulaçao e ele os alerta sobre o fato de que: ou decidem entre si e explodem o outro barco pra sobreviverem, ou ninguém sobrevive até as 24:00, e assim é gerada toda uma polêmica em ambos lados, sobre qual a melhor decisão, fazendo com que por vários momentos as pessoas passem a pensar e agir de forma egoísta pensando somente em si mesmas, e ao mesmo tempo aquela falta de atitude concreta para realizar a explosão, onde a espectativa do CORINGA de provar sua tese de que de que 'a mudança do bem para o mal é como a gravidade, só precisa de um empurrãozinho' é desfeita naquela situaçao,provando que certas vezes ainda que em situações de extrema adrenalina e decisão, ainda assim é possível acreditar que a incapacidade de fazer o mal pode existir.
O filme tem uma quebra de paradigmas, onde o mocinho pode ser também o vilão, mas não que isso necessariamente aconteça em toda e qualquer situaçao.

A perda de Rachel foi o suficiente para que toda a mente de DENT fosse desestruturada e manipuda a se tornar uma pessoa extremamente ruim.

Porém com ambas tripulações não aconteceu o mesmo, ainda que por vãrios momentos eles tivessem decidido em mente que detonariam o outro barco, não foram atingidos o suficiente para colocar isso em prática.


INDISCUTIVELMENTE, O MELHOR FILME DO ANO!

Nenhum comentário: